quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Step ajuda a perder calorias

O step é uma das aulas mais conhecida nas academias de ginástica. É possível perder até 400 calorias em uma hora. O exercício melhora o equilíbrio, a coordenação motora e dá força e resistência.


Quem dorme pouco à noite pode engordar com mais facilidade

Médicos orientam que é preciso dormir de 6 a 8 horas por dia. Disciplina na alimentação também diminui o risco de desenvolver outras doenças.


Dormir poucas horas durante à noite provoca uma mudança no ritmo biológico e o resultado disso muitas vezes aparece na vontade descontrolada de comer no dia seguinte.
O estômago produz um hormônio chamado grelina. Ao cair na corrente sanguínea, a grelina manda a mensagem de fome para o cérebro. Assim que a gente começar a comer, o índice de grelina diminui e o estômago libera um outro hormônio que é chamado de xenina. É ele que manda para o cérebro a mensagem de que está na hora de parar de comer. Só que isso não funciona nas pessoas que ficam mais tempo acordadas à noite.
"A grelina sobe antes de comer, mas não cai depois da refeição, mantendo um discreto estímulo de fome para o cérebro. Ao mesmo tempo, aquele aumento esperado da xenina, que vai diminuir a vontade de comer, ele não ocorre”, explica Bruno Geloneze, endocrinologista da Unicamp.
As pessoas que dormem pouco também correm o risco de desenvolver a síndrome metabólica que deixa o organismo mais lento. "Facilita principalmente o aumento de gordura no tronco e no abdômen. Facilitam o aparecimento de alterações no colesterol, diabetes tipo 2 e hipertensão”, diz o endocrinologista.
A auxiliar de enfermagem Marta Sartori trabalha à noite em um hospital. Dorme apenas quatro horas por dia e tem uma alimentação desregrada. "Tem a janta que é um lanche. Depois durante a noite tem um lanche, e às vezes no final de semana a gente pede uma pizza, um pastel, um salgado", conta.
O resultado são os quilinhos a mais. Nem a cirurgia de redução de estômago resolveu o problema. "Emagreci bastante, quase 50 quilos, mas neste último ano já engordei 12 quilos”, afirma.

A primeira orientação é dormir mais: de 6 a 8 horas por dia. Os médicos alertam: apesar da correria é fundamental ter disciplina. "Estabelecer horários, fazer escolhas de alimentos com menor quantidade de calorias: frutas verduras, legumes. Ao disciplinar, nós estamos facilitando nossos mecanismos naturais de controle de fome e saciedade", explica o médico.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje