quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Adesão momentânea a atividade física pode levar a dores e lesões


Os benefícios da atividade física regular incluem a redução do risco de doenças crônicas, como o diabetes, a pressão alta e as doenças cardiovasculares. Mesmo assim, pesquisas no Brasil apontam índices elevados de sedentarismo entre os adultos.
Porém, é só chegar o verão para as pessoas correrem para as academias na busca pela definição de músculos para desfilar corpos mais bonitos no verão. Isso é um risco, alerta o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).
Isso porque a adesão momentânea a atividade física pode resultar em cargas que superam os limites do organismo. Por conta disso, muitos sofrem lesões graves, sentem dores e, como consequência, abandonam a atividade antes mesmo de se habituarem a ela.
“Por isso a importância de procurar atividades que dão prazer e estabelecer metas. Além disso, o acompanhamento especializado pode garantir qualidade de vida e principalmente a prática regular do exercício físico”, afirmou o educador físico Carlos Eduardo Fischer Cerri [CREF 039602-G/SP] em entrevista recente ao Jornal Cidade.
De acordo com Elina Monteiro, fisioterapeuta do Into, as dores musculares generalizadas são as queixas mais comuns, seguidas de lesões provenientes da aplicação de cargas altas sobre as articulações. “As dores lombares também estão no ranking de reclamações dos sedentários, que mal estão acostumados a andar e já querem correr”, diz a especialista.
A profissional ainda aponta outros riscos, como tendinites e lesões em ligamentos.
Outro fator importante é o aquecimento que além de prevenir lesões, visa obter um estado ideal psíquico e físico, cria alterações no organismo para suportar um treinamento, uma competição ou um lazer, em que o mais importante é o aumento da temperatura corporal.
De acordo com o Into, por meio de sua assessoria de imprensa, a prática do exercício é um fator essencial para a saúde dos ossos, seja para homens ou mulheres. É preciso adequar o exercício à condição física do praticante, independente das peculiaridades do sexo. “O treino periódico e constante pode afetar positivamente o pico de massa óssea em crianças e adolescentes; auxiliar a manter ou mesmo promover um aumento na densidade óssea em adultos; auxiliar na diminuição da perda de massa óssea devido à idade em adultos mais velhos, evitando inclusive a osteoporose”.
Fonte: CONFEF

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Cuidado com exercícios previne lesões na coluna


Este é o período em que as academias recebem usuários sedentários ou que estão há muito tempo sem malhar
Época de férias aliada ao clima favorável. Estas são combinações perfeitas para que grande parte das pessoas comecem a se exercitar. O verão, juntamente com a disponibilidade de horário, incentivam indivíduos sedentários a iniciarem atividades físicas. Contudo, cuidados devem ser tomados com o objetivo de se evitar lesões e machucados pelo corpo, principalmente, na região da coluna.
Segundo a educadora física e especialista em lesões no esporte, Edilene Arruda (CREF 005016-G/CE), o mês de janeiro é bastante propício para o aparecimento de lesões na coluna e nas articulações em geral, já que este é o período onde as academias recebem muitos usuários sedentários ou que estão há muito tempo sem malhar.
Conforme a especialista, a proximidade das festas de Carnaval faz as pessoas almejarem resultados mais rápidos, ocasionando as lesões, que podem ser consideradas graves.
"Muitas vezes, recebemos alunos que já possuem escoliose ou dores na coluna. Isso acaba ocasionando fraqueza muscular, principalmente, na coluna dorsal", informa.
Nesse caso, explica a educadora física, algumas práticas esportivas devem ser evitadas. Exercícios de agachamento, que requer um bom fortalecimento da região do tronco e atividades de força com sobrecarga acima da cabeça, por exemplo, não podem ser praticados.
Orientação
De acordo com Edilene Arruda, respirar corretamente durante a execução das atividades e manter o tronco contraído são iniciativas que ajudam na manutenção correta da postura.
Para aqueles que não querem sobrecarregar a coluna, o melhor é procurar os exercícios que podem ser realizados deitados, dando uma atenção maior para a região abdominal. "Um abdome fortalecido tira a sobrecarga da coluna", declara.
De acordo com o profissional de educação física, Alexandre Bayma (CREF 000343-G/CE), os motivos mais comuns de surgimento de lesões provocadas pela prática de esporte são ocasionadas por falta de orientação adequada.
Alexandre Bayma enfatiza que é errado pensar que quanto maior a quantidade maior é o objetivo alcançado. "O treinamento não pode ser acima da capacidade que o corpo aguenta, esse é um processo que tem que ser gradativo", afirma.
Outra dica importante dada pelo educador físico é referente ao descanso que os atletas têm que ter entre os treinos. Segundo ele, as adaptações fisiológicas ocorrem durante o descanso e a falta dele é um dos fatores que contribuem para o aparecimento de lesões. "Descanso é fundamental", enfatiza.
De acordo com a fisioterapeuta Isabel Neves, atividades praticadas erroneamente podem trazer danos tanto para a coluna lombar quanto para a cervical e a dorsal. A especialista informa que fazer uma avaliação fisioterápica para saber se o indivíduo já tem algum déficit é uma medida importante. Com a avaliação, é possível passar ao aluno um programa específico para que o exercício físico seja feito com eficiência e eficácia.
Especialistas em ortopedia afirmam que uma simples postura errada durante atividades do dia a dia pode se transformar em dores nas costas. Nas férias, por exemplo, é comum viajar, passar mais tempo com os filhos ou praticar esportes com os amigos sem se atentar para a adoção de uma postura corporal correta.
Dicas
Segundo o grupo Medicina da Coluna, alguns cuidados e precauções, nesses casos, podem evitar o desconforto e a ocorrência de uma lesão na coluna.
Na prática de esportes, deve-se pegar leve nos exercícios físicos menos rotineiros e evitar movimentos bruscos. Em uma viagem, ao pegar as bagagens, a coluna deve estar ereta e os joelhos flexionados.
Ao volante, principalmente, nos congestionamentos e em viagens mais longas, é necessário evitar ficar muito tempo na mesma posição para não sobrecarregar a resistência mecânica da musculatura. É preciso evitar os acidentes na água, especialmente, aqueles que acontecem com o mergulho em represas e rios, já que podem causar a tetraplegia.

Fonte: CONFEF