domingo, 8 de abril de 2012

Chocolate pode aliviar a ansiedade e ajudar no combate ao estresse


Para ter esses benefícios, é preciso comer chocolate na hora certa.
Especialista recomenda o consumo de 6 gramas por dia.


O chocolate pode aliviar a ansiedade e ajudar a combater o estresse. Para isso, é preciso comer o chocolate na hora certa.


Além de conquistar pelo sabor, o chocolate tem substâncias que causam a sensação de bem-estar. Uma delas é a feniletilamina. “É a substância que o nosso cérebro produz quando se encontra apaixonado”, diz a engenheira de alimentos Cláudia Degáspari.

Ela pesquisa o chocolate há 20 anos e diz que o magnésio presente nas barrinhas ajuda a manter o bom humor. E um pedaço nos horários certos também combate o estresse. “Se consumido logo pela manhã e no finalzinho da tarde, quando temos os picos de cortizol, que provoca o estresse, ele consegue equilibrar esse efeito e alivia um pouco”, diz a engenheiro de alimentos.

Seja pelo sabor, pelo aroma ou pela aparência, o chocolate desperta em muita gente essa paixão, esse desejo algumas vezes incontrolável. Não é à toa que já foi chamado de alimentos dos deuses.

A dica para não exagerar é acalmar a ansiedade fazendo exercícios e tomar bastante água. “Muitas vezes nosso cérebro necessita de água e interpretamos como alimento. Para não engordar, o ideal é comer seis gramas por dia, o equivalente a um quadradinho”, diz Cláudia. Difícil é conseguir comer apenas seis gramas e não mais.
Fonte: g1.globo.com/jh

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Adotar hábitos saudáveis na juventude ajuda a prevenir a osteoporose

 Foto: Rogério da Silva / Agencia RBS
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 13% a 18% das mulheres com mais de 50 anos têm a doença.
As mulheres vivem cerca de oito anos a mais do que os homens, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em função disso, elas também podem sofrer com doenças e agravos relacionados ao processo do envelhecimento. Por isso, investir em hábitos saudáveis na juventude pode garantir uma saúde mais equilibrada na velhice, assegura a coordenadora de Saúde do Idoso do Ministério da Saúde, Luiza Machado.

— O "segredo" é se manter sempre ativa, com hábitos saudáveis de vida, como alimentação saudável e rica em cálcio, além de atividade física, que ajuda na prevenção de doenças como a osteoporose (diminuição da massa óssea) — afirma Luiza.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 13% a 18% das mulheres e de 3% a 6% dos homens com mais de 50 anos têm osteoporose em todo o mundo. No Brasil, o Ministério da Saúde aposta em ações de prevenção à doença desde a infância para garantir uma "poupança óssea".

— É preciso estimular uma dieta mais saudável, rica em verduras, legumes e frutas, além de aumentar o consumo de leite e derivados — alimentos com alto índice de cálcio — e diminuir o consumo de refrigerantes — alerta.

Os vegetais de cor verde escuro, peixes, castanhas e nozes são outras fontes de cálcio.

— Temos também que motivar as crianças e jovens a saírem da frente do computador e da televisão, andar ao ar livre, praticar atividades físicas, fazer algum tipo de esporte", acrescenta a coordenadora.

A exposição ao sol, de 15 a 20 minutos, também é um hábito importante para a prevenção da osteoporose, uma vez que o sol é responsável pela formação da vitamina D no organismo, o que contribui para a fixação do cálcio, lembra Luiza.

Atividades físicas

Praticar exercícios físicos regularmente — outra recomendação do Ministério da Saúde — contribui para o fortalecimento dos ossos e dos músculos. O Sistema Único de Saúde coordena a implementação de espaços adequados para a prática de atividades físicas, com acompanhamento profissional e vinculação às Unidades Básicas de Saúde (UBS). Trata-se do Programa Academias da Saúde, cuja meta é construir quatro mil pólos do programa até 2014. Até o momento, 1.948 pólos já estão habilitados.

O Ministério da Saúde ainda orienta que as mulheres procurem uma UBS ao entrarem na menopausa, principalmente as que apresentarem fatores de risco ou casos de osteoporose na família.

— O SUS garante o tratamento, que pode ser feito nas unidades de saúde. Os medicamentos para o tratamento de osteoporose estão disponíveis tanto nas unidades do SUS quanto pelo programa Farmácia Popular — explica a coordenadora.

Fonte: Zero Hora