Uma pesquisa do Instituto Data Popular aponta que em 10 anos, o número de academias aumentou 21 vezes. Em 2000, o Brasil possuía 797 academias e de acordo com informações coletadas no último levantamento feito pelo Conselho Federal de Educação Física em 2010, existem mais de 16 mil estabelecimentos em todo o País. Santa Catarina está na vice-liderança com cerca de 1.788 academias registradas. O Estado apenas perde para São Paulo, que registra mais de 6.400 estabelecimentos.
População mais consciente
De acordo com a pesquisa, cerca de 7,7 milhões de brasileiros (82%) da classe C acreditam que é importante estar em forma e 4,2 milhões (52%) praticam atividades físicas em uma academia de ginástica. A classe emergente representa mais da metade dos brasileiros que praticam atividades físicas pelo menos uma vez por semana.
Na alta renda (A/B) e na nova classe média brasileira, é possível notar uma predominância de mulheres, (51%), com a diferença máxima de dois pontos porcentuais em relação aos homens (49%).
Dos estimados 79 milhões de brasileiros que declaram ter interesse por esportes em geral, mais da metade pertence à nova classe média (54,2%). Entre as pessoas que praticam esportes em equipe, 42% estão na classe C e 44% na classe D/E.
Já os esportes individuais têm uma maior participação da classe A/B. Quase a metade dos emergentes (49%) sempre procura uma forma de emagrecer, seja através de dietas, exercícios ou medicamentos.
Fonte: CREF10