Com a chegada do período de férias, ter um corpo malhado faz parte da estação. O que leva à grande procura pelos exercícios milagrosos nas academias. O que pouca gente sabe é que as atividades físicas precisam ser planejadas de acordo com o ritmo de cada pessoa.
A roupa típica para esta época do ano favorece as pernas de fora e elas são as principais vítimas das falhas nas academias. "A pessoa que queira realizar qualquer tipo de atividade física deve realizar consultas com médicos e sempre buscar um profissional de Educação Física para realizar essas atividades de forma constante e crescente. Deve-se alongar bastante para evitar qualquer tipo de distensão muscular ou lesões dos ligamentos", é o que recomenda o médico ortopedista e traumatologisa do Hapvida, Tiago de Medeiros Almeida.
As consequências são mais comuns em pessoas que passaram o ano inteiro, ou boa parte dele, sem fazer exercício nenhum, e na reta final do ano, querem recuperar o tempo pedido. Outro grupo é composto por aqueles que resolvem fazer caminhadas e corridas por conta própria e, por falta de acompanhamento de um profissional, termina se prejudicando.
“A escolha do calçado e do material na hora de se exercitar podem fazer toda a diferença no resultado final, principalmente para quem deseja chegar ao verão com um corpo realmente saudável. A atividade física deve ser realizada de forma continuada não só para manter o corpo em forma, e sim para a própria saúde", afirma o ortopedista.
O médico ainda alerta: "ao menor sinal de dores, em qualquer parte do corpo, é indicada a imediata suspensão da atividade física e, o quanto antes, buscar acompanhamento especializado. Em casos de entorses ou traumas mais graves, gelo no local e buscar um pronto socorro", aconselha o médico.
Fonte: CONFEF
Nenhum comentário:
Postar um comentário