sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Atividade física reduz risco de câncer de mama, apontam estudos.

Corrida e caminhada diminuem a possibilidade de alterações no equilíbrio hormonal endógeno

Um estudo elaborado e divulgado recentemente pela Universidade de Regensburg, na Alemanha, constatou que das 95.396 mil mulheres pesquisadas durante um período de 20 anos, as que praticavam caminhada regularmente tinham menos chance de desenvolver o tumor. A atividade física reduz o estrógeno no sangue, o que consequentemente diminui o risco de câncer.
Outra pesquisa realizada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) mostrou que a combinação do sedentarismo com o excesso de peso (ou de massa gorda) gera alterações de mecanismos fisiológicos como a formação de radicais livres, redução da capacidade de reparo do DNA, aumento do refluxo gástrico e do trânsito gastrointestinal, o que resulta no aumento da possibilidade de desenvolvimento de alterações no equilíbrio hormonal endógeno.
— O ideal é que a mulher tenha hábitos saudáveis, como andar por no mínimo 30 minutos três vezes por semana, diminuir o consumo de bebida alcoólica, manter o peso adequado e não fumar. Além disso, é fundamental a mulher acima de 40 anos fala o exame de mamografia anualmente — recomenda Dra. Maira Caleffi, mastologista e Presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA).
A recomendação de praticar alguma atividade física regularmente é valida também para os homens. A incidência de câncer de mama neles é menor, mas o cuidado com a saúde deve ser o mesmo para ambos. Aproximadamente para cada 100 casos da doença em mulheres, existe um em homem.
FONTE: ZERO HORA


Nenhum comentário:

Postar um comentário