quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Estudo aponta que obesidade está relacionada a 30% dos casos de câncer


Redução dos níveis de obesidade no país pode evitar 19% dos casos da doença

Segundo maior fator de risco evitável para o câncer, ficando atrás apenas do tabagismo, a obesidade está ligada ao desenvolvimento de 29% dos casos de câncer de útero nas mulheres e 20% dos tumores de esôfago entre os homens. Levantamento divulgado pela Sociedade Americana do Câncer diz que um terço das mortes por câncer são relacionadas a este distúrbio.
A obesidade está ligada ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer. Publicação do Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, diz que a redução dos níveis de obesidade no país pode evitar 19% dos casos da doença.
— A obesidade é a grande epidemia do século XXI. A população brasileira infelizmente está seguindo a tendência internacional e está a cada dia mais gorda. Precisamos nos unir para combater a Obesidade, pois ela é fator de risco para o câncer e outras doenças, como hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares — destaca o médico especialista em cirurgia da obesidade, Roberto Rizzi.
De acordo com o Inca, a prática de atividade física e uma alimentação saudável podem reduzir em 63% os tumores de boca, faringe e laringe. O controle da obesidade pode fazer com que o câncer de mama tenha sua incidência reduzida em 30%.
— Temos que repensar nossa alimentação, pois ela pode ser fator de proteção ou aumentar os riscos de desenvolvimento do câncer. Precisamos aumentar o consumo de frutas, fibras, verduras, legumes e peixes e deixar de lado alimentos ricos em açúcares e gorduras saturadas, como refrigerantes e alimentos industrializados — sugere Rizzi.
Homem x Mulher
A obesidade interfere de forma diferente em homens e mulheres no desenvolvimento do câncer. Segundo o relatório Saúde Brasil, desenvolvido pelo Ministério da saúde, a obesidade responde por:
No sexo feminino
- 29% dos casos de câncer no útero.
- 26% dos casos de câncer de esôfago.
- 16% dos casos de câncer de rim.
- 14% dos casos de câncer de pâncreas.
- 14% dos casos de câncer de mama.
- 1% dos casos de câncer de colorretal (intestino grosso).
No sexo masculino
- 25% dos casos de câncer de pâncreas
- 20% dos casos de câncer de esôfago
- 10% dos casos de câncer de rim
- 8% dos casos de câncer de colorretal

FONTE: ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário