segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Musculação e Alimentação Ajudam no Aumento da Massa Muscular

Nosso corpo é formado por massa gorda, massa óssea, massa muscular e massa residual, sendo que neste último componente estão incluídos os diversos órgãos do corpo e a pele. Uma das formas de ganhar massa magra é praticar exercícios físicos. O mais eficiente é o Treinamento Resistido (Musculação). Para termos bons resultados, é necessário muita disciplina nos treinos, seguindo todas as orientações do Educador Físico responsável pela montagem do seu treino. Mas, lembre-se que é no Descanso entre os treinos que seu músculo “cresce”. Portanto nada de montar sua própria ficha e treinar os mesmos grupos musculares todos os dias, pensando em obter ganhos mais rápidos! O efeito poderá ser o contrário, você  perder massa magra e ainda entrar em um estado de Overtraining.
Para conseguir um bom resultado, você tem que aliar Musculação a uma alimentação balanceada e bem específica. Para aumentar o volume da musculatura o organismo precisa de mais energia, por isso para ganhar massa magra à dieta é normalmente hipercalórica.
A primeira dica é não ficar muito tempo sem comer. De preferência a cada três horas. A dieta deve priorizar carboidratos que vão dar a energia para os treinos e as proteínas que vão ajudar a dar volume ao músculo. A nutricionista Cláudia Berton Novais afirma também que é importante comer antes e depois dos treinos.

Referências

PITANGA, F. J. G. Testes, Medidas e Avaliação em Educação Física e Esportes. 3 ed. São Paulo: Phote, 2004.
Portal amazônia.com
WILMORE, J. H.; COSTILL, D. L. Fisiologia do Esporte e do Exercício. Tradução Drº Marcos Ikeda. 2 ed. São Paulo: Manole, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário